Estação do Metrô da Pavuna: a que mais rende lucros para o Metrô Rio e a que menos tem conforto, uma incoerência (Foto: Divulgação)

Eu sei que eu só abordo temas ligados a cidade de São João de Meriti, mas esse tema interessa não só toda a Baixada Fluminense, que a cidade de Meriti também faz parte, mas também as Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. Decidi escrever sobre isso após ver um vídeo no TikTok da @vitorinhabxd (aliás, sigam ela lá que ela fala bem e tem vivência das coisas daqui da Baixada) sobre a diferença da estação do metrô da Pavuna para outras estações mais perto do Centro do Rio de Janeiro.

A verdade é que quem acompanhou todo o processo da implantação do metrô sabe que por pouco a linha 2 não morreu em Tomás Coelho, foram vários anos para que terminassem o restante das estações. Ou seja, nem estação na Pavuna a gente teria se o povo não tivesse enchido o saco das autoridades.

Só que o problema é que, as estações do metrô depois de Tomás Coelho parece que foram feitas à sopapo ou para porco, a estação da Pavuna que os digam, a estação que mais gera lucro para o Metrô Rio e a que menos tem qualidade. O pior, eles prometem a expansão para Belford Roxo desde que eu me conheço por gente e ela nunca saí do papel.

A verdade é que o transporte público nunca foi levado a sério pelas autoridades do Rio de Janeiro, esse tipo de obra não dá tanto voto como uma pracinha, por exemplo, mas na hora que a gente está no horário de pico, a pracinha não vai fazer a função de transporte público. Por isso que eu quase me candidatei a deputado federal em 2022, apenas para defender mais projetos para o transporte público em Brasília, cheguei a ver até partido, só não fui porque a Estácio colocou minha previsão de formatura em jornalismo para o fim de 2022 e eu achava que minha campanha ia ser prejudicada por isso.

No final estou me formando esse ano, tendo que conciliar TCC com o trabalho que eu faço nas redes sociais. Poderia tranquilamente vir candidato, me eleger e hoje estar em Brasília no meio daquela confusão apenas com um foco: transporte público na Baixada Fluminense. Nada mais, nem menos que isso. Só de debater isso já seria um avanço, porque nem isso os homens públicos fazem, até sei o motivo:

- Quando eles vão no Centro do Rio, eles vão e voltam de motorista particular em um carro do ano com ar condicionado e vidro fumê;

- Quando eu vou no Centro do Rio eu tenho que pagar R$ 6,90 para ir de metrô, para voltar no meio do horário de pico em pé e lotado, quando não desisto e vou andando até o Terminal Américo Fontenelle e volto de ônibus pagando R$ 12,00 a volta.

Eles não sabem da sua dor, eles nem querem saber de você, eles só se importam com os seus salários gordos no fim do mês. Transporte público é coisa de pobre. Agora eu sei do seu problema porque eu vivo ele, eu sou pobre assim como você, só sou mais privilegiado que alguns por poder ter estudado uma faculdade. Mas os nossos problemas são o mesmo, o meu destino vai ser o mesmo que o seu.

Mas voltando a falar de transporte público: precisamos levar esse tema a sério, a eleição pra prefeito e vereador já vai ser no ano que vem. Precisamos debater mais os problemas no transporte público aqui no estado do Rio de Janeiro de forma séria, sem brincadeira, proposta demagógica e palhaçada. Vamos levar a sério. Eles já brincam demais com a nossa cara…