No ano passado eu já escrito um post sobre esse erro comum nas redes sociais (Foto: Divulgação)

Já que hoje finalmente é dia de #TBT, iremos voltar no tempo e se ater a um erro que a Prefeitura de São João de Meriti em suas redes sociais cometeu no dia de ontem. Eles fizeram aquele clássico post dos dias que é um recurso usado para "encher linguiça" nas redes sociais, é um textinho bonito sobre o dia e uma imagem qualquer.

Só que houve um problema, a prefeitura postou em suas redes sociais um post sobre o dia 19 de abril chamando o "dia dos nativos" ou "dia dos povos originários" de "dia do índio". Mas muita gente vai dizer: mas o que é nativo e originário e se tá errado o termo índio. Irei repostar aqui a legenda que eu postei na foto do ano passado falando sobre esse dia, ela explica bastante aos leigos.

"Segundo a história, quando os portugueses chegaram no Brasil e colonizaram nossa terra, eles estavam a caminho da Índia, porém o barco se perdeu e eles vieram parar num lugar onde eles pensaram ser a Índia e por isso eles denominaram aqueles nativos de "índios", como se eles fossem os indianos.

Então quer dizer, quem a gente chama de "índio", na verdade são os nativos brasileiros que por um erro dos nossos antepassados continuamos chamando assim até no nome do dia deles.

Por isso, eu venho dizer que hoje não é dia do índio e sim dia dos nativos brasileiros."

 

Tanto que na lei que regula o dia não existe mais o termo índio e sim "nativo brasileiro", mas muita gente vai dizer: Rodrigo, mas isso é mi-mi-mi. Não é não, é a correção de um erro histórico. Você que é descendente de árabe, ou até mesmo árabe, gostaria que chamassem você e/ou seus antepassados de "turcos", igual chamam por aí pejorativamente, ou então você que é nordestino, gosta de te chamarem de "Paraíba", "cabeça de cuia" e outras coisas que até a oposição ao prefeito uma época chegou a chamar ele assim por ser nascido em Fortaleza.


Sou contra o preconceito até quando o fazem em relação ao prefeito Dr João, pessoa que eu não gosto e sou oposição, quanto mais contra os nativos brasileiros.