Adianta reduzir o número de vereadores e não reduzir as despesas da Câmara ? Com a palavra o povo meritiense (Foto: Divulgação | Facebook da Câmara de Vereadores de São João de Meriti)

Muita gente vai falar que eu estou escrevendo isso porque eu quero me eleger vereador em 2024. Não é segredo para ninguém que eu sou pré-candidato a vereador em São João de Meriti, até porque não me filiei ao Partido Social Democrático (PSD) atoa. Tenho intenções políticas desde 2022, todo mundo sabe disso.

Mas eu sou totalmente contra a redução do número de vereadores em Meriti de 21 para 15 porque acredito que esse movimento está sendo feito de forma demagógica. Eles querem o seu aplauso por isso, a legislatura que menos apresentou projetos na história da Câmara de Vereadores quer que você os ovacione porque ao invés de reduzir o número de funcionários, de cargos comissionados e de gastos, eles preferem fazer demagogia e reduzir o número de vereadores para a próxima eleição.

Por que não votaram esse projeto na legislatura passada (2016-2020) ? Por que não impediram o aumento de vereadores em 2008 ? Até muitos já eram vereadores naquela época, eram 18 e aumentaram para 21, agora vão reduzir para 15. Se reduzissem o número de funcionários e aumentassem a produtividade legislativa poderiam ter 40, 50, 100 vereadores, o problema é que vão manter toda a estrutura que já existe para os 21, só que agora com apenas 15.

Quem é a favor desse projeto, pelo amor de Deus, não sejam ingênuos, não caiam nesse papinho furado de austeridade. Se fosse por austeridade, eles reduziriam os salários e os gastos que a Câmara produz para apenas uma sessão semanal que aprovam poucos projetos de lei, quiçá de boa qualidade. E para quem acha que eu estou chorando por isso porque eu quero ser candidato a vereador na próxima eleição, que nada, eu sou pré-candidato mesmo que só tenham 2 vereadores na casa e só possam ter 4 candidatos por partido. Não tenho medo de corte de legenda, até porque nós estamos crescendo nas redes sociais.

Mas deixo minha opinião: reduzir o número de vereadores sem discutir redução de custos da Câmara em São João de Meriti é DEMAGOGIA. Tá dito.