Retomo as postagens do Blog do Rodrigo Lucas já com uma pedrada em cima de uma questão que muitos profissionais na área ficam em cima do muro, mas como eu não sou mureteiro...(Foto: Reprodução)


Vou reabrir as atividades do Blog do Rodrigo Lucas falando de uma coisa polêmica: jornalista que é crente radical NÃO pode ser jornalista. Vai ser pastor, missionária, mude de profissão, faça qualquer outra coisa...

Sabem porque eu penso isso: porque é conflito de interesse puro. Não tem como dar certo. Apesar de as faculdades não falarem isso porque é do interesse deles que você se forme, independente de você ser um profissional bom ou ético, até porque faculdade virou impressora de diplomas (assunto para outro post).

Como que você vai cobrir uma festa mundana sem infringir as regras da sua religião. Não cobrindo ? Beleza, mas e seu patrão mandar ? Você trabalha em uma mídia evangélica, legal, mas vai ter espaço pra todos os jornalistas "cristãos" em igrejas/sites evangélicos ?

No final você acaba virando um Agenor Duque da vida que é formado em jornalismo e virou "apóstolo" porque não tem emprego na área pros profissionais comuns, quanto mais na comunicação cristã. Ou então irá trabalhar com o diploma no braço em um balcão de loja. É isso mesmo, aquele pastor que anda nos cultos vestido de pano de saco é formado em jornalismo, muitos nem sabem dessa informação.

Muitos irão dizer que é uma incoerência eu falar sobre isso por eu ser formado em jornalismo e estar cada vez mais no meio político. Não foi uma escolha minha, eu não tenho emprego na área e a política SEMPRE foi algo que eu quis fazer. Eu fugi disso por burrice mesmo. Tanto que eu queria fazer direito, não para ser advogado e sim para ingressar na carreira política. Só que como você vai chegar para a sua mãe, seu pai e outras pessoas e dizer: eu me formei em direito mas não quero ser advogado, quero ser político. Ninguém vai te levar a sério.

Por isso fiz jornalismo e tentei fugir da política, mas não adianta: jornalismo e política caminham lado a lado. Outro motivo que na minha visão o jornalista não pode ser um cristão radical, política e religião não podem se misturar.

E eu não assino nenhumas das postagens aqui como jornalista e sim como militante político. Até porque o título de jornalista é só um título, mas eu sempre quis falar sobre o que eu penso disso. A gente vê a área sendo tomada por gente que só quer ir contra a ética jornalística e pensa que ela tem ambiguidade.
Irá desagradar a muitos ? Sim. Mas como "alguns cristãos" gostam de falar dos gays abertamente sobre que o que eles fazem é pecado, inclusive até cometendo crimes, agora é minha vez de falar o que eu penso sobre "jornalistas gospel".

Alguma coisa que eu falei aqui é crime ? Não. Pode me tirar possíveis votos em São João de Meriti ? Sim. Mas eu já digo: não sou crente e nem vou ficar beijando mão de pastor em igreja evangélica pra ganhar voto

Esse pessoal já tem várias opções para votar em 2024.

"Eu nunca vou trocar o que eu penso pra agradar meia-dúzia de gatos pingados. NUNCA!"