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Pessoal, eu estou vendo esse debate desde ontem aqui nas redes sociais sobre essa decisão judicial que obrigou o Uber a assinar a carteira de todos os seus motoristas e vejo várias opiniões diferentes sobre isso.

Uns dizem que é o fim do Uber, outros dizem que finalmente foi feita justiça aos seus motoristas. A verdade é que tem muita gente que não entende nada de carro, transporte e mercado querendo falar sobre o que não conhece.

Conheço a área por além de ser usuário de aplicativos de transporte, também sou filho de ex-funcionário do Detran, então transporte e carro sempre foi um assunto decorrente em casa. Precisamos falar nessa decisão sem paixões ou antipatias. Vamos ser frios:

  • O preço médio do metro cúbico de GNV hoje é entre 4 e 5 reais
  • O preço médio do litro da gasolina hoje é entre 5 e 6 reais
  • Um metro cúbico de GNV pode render mais de 13 quilômetros
  • O litro da gasolina pode render 10 quilômetros

Sabendo disso, todos os motoristas nos aplicativos usam o Gás Natural Veicular como combustível por ser mais barato e render bem mais. Muita gente não tem mais carro particular por não ter dinheiro pra colocar gasolina e até mesmo o GNV. Andam de transporte público, nos aplicativos ou nos táxis.

Eu não uso tanto o Uber, uso mais o 99, só que eu percebi que lá os preços são muito baixos. Peguei uma corrida de Éden até Madureira por 19 reais, sendo que cheguei a pagar de 50 a 70 reais em outras épocas. Uma corrida de Éden até o Centro de São João de Meriti está saindo por 8 a 10 reais.

O que está acontecendo é: paga-se pouco por muito serviço. Para o usuário é céu de brigadeiro, para o motorista é uma merreca que não vai dar pra nada. Um motorista hoje precisa fazer de 50 a 100 corridas para ter lucro.

Resultado: poucos motoristas aceitando corridas. A verdade é essa. Muita gente está desistindo dos aplicativos porque o mercado está saturado de motoristas aceitando corrida por pouco dinheiro.

Fora outra coisa que eu nem abordei aqui, o táxi paga autonomia, paga um monte de coisas pra rodar regularmente e os aplicativos pagam absolutamente nada. Inclusive são registrados no Brasil sob desvio de finalidade. É justo o táxi ter que pagar tudo e o aplicativo pagar nada ?

Repito: o aplicativo, porque o motorista é só um coitado que tá sendo usado. Se cair duro, ninguém vai pagar nada por ele e já tem um monte de gente na fila. Só não se compadece disso quem não tem nada mais dentro de si.

Falando de um outro assunto, os aplicativos não podem ser alternativa para o transporte público caótico que a gente tem hoje. Em nenhum lugar do mundo são ou serão.

Pensa comigo, muita gente está trocando o seu carro particular por de um terceiro. Ao invés de a gente ter 100 carros congestionando a Rodovia Presidente Dutra, por exemplo, a gente tem 300 carros porque 200 pessoas decidiram não pegar ônibus e não tem trem e metrô para atender esse pessoal, claro que tem 50 que odeiam transporte público e que sempre andarão de carro por gostar de andar de carro. Somando tudo dá uns 300.

Fora linhas de ônibus inúteis batendo lata porque colocaram na cabeça dos gestores de transporte público que todo bairro por menor que seja precisa ter uma linha de ônibus indo para qualquer lugar do mundo. Uma coisa é um distrito ter uma linha para a Central, outra coisa é todos os bairros de uma cidade como Duque de Caxias terem linha para a Central, sendo que poderia ter só uma e ter um transporte alimentar (Vans, micro-ônibus...) para a mesma linha. Inclusive existem linhas municipais que se sobrepõem uma na outra.

Quando se fala em transporte municipal na Baixada Fluminense, você tem diversos exemplos disso em todas as cidades da região. Você tem 3 linhas do mesmo trajeto mudando uma ou duas ruas. É gasto de combustível e trânsito para nada.

Ainda por cima temos projetos de BRTs malsucedidos espalhados por todo o Rio de Janeiro que só servem para ocupar um espaço que poderia estar sendo usado para pistas de carros, linhas de trem e até metrô.

Agora voltando ao Uber que é o centro do assunto do post, é bom que os motoristas tenham uma garantia de que poderão levar seu pão para a casa com tranquilidade. Quem é contra isso, está jogando a favor dos patrões. E como diz meu pai: é na dificuldade que você conhecerá quem é seu patrão, patrão é tudo igual.

A maior prova disso é que a Uber irá recorrer dessa medida por ser "infavorável" a empresa. Gerar emprego dessa forma do Uber, sem garantia de nada, até o Comando Vermelho gera e nem por isso deixo de querer que eles vão para a vala.