A jornalista Daniela Lima (Reprodução/Instagram)


O que a gente vê hoje no jornalismo brasileiro é uma transcrição do que é passado pelas fontes oficiais através do WhatsApp. Tirando algumas exceções que realmente apuram as informações que recebem, a maioria ultimamente só copia e posta sem nem checar se aquilo é verdade.

Que moral essas pessoas tem para apontar o dedo na cara de pessoas comuns que fazem o mesmo que a classe jornalística faz hoje ?

Uma das pessoas que mais encabeçam esse estilo de "secretárias da informação" é a pseudo-jornalista Daniela Lima. Se ela já foi jornalista algum dia da vida dela, eu vou para o Paraguai comprar produtos de contrabando pro Brasil e só viverei disso. Essa mulher apenas copia o que suas fontes oficiais passam e coloca no ar como se ela tivesse feito uma investigação minuciosa sobre o fato. Ela só pega aquilo que os ministros e outros nomes ligados ao governo passam a ela e sai falando no ar, sem nem saber se isso é verdade ou mentira.

A última agora foi ela dizer que Carlos Bolsonaro teve um "computador da ABIN" apreendido dentro de casa. Tudo bem, sabemos que Daniela Lima é contra Bolsonaro e a favor de Lula, mas precisava ocultar a informação depois confirmada pelo próprio G1 da empresa onde ela trabalha atualmente (Globo News). O computador foi encontrado na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues, próximo ao Delegado Ramagem, envolvido nessa mesma operação de busca e apreensões nas casas de envolvidos em relação a supostas manipulações de informações.

Daniela Lima não fez o seu papel de jornalista que é apurar as informações ao invés de sair dando a notícia como se aquilo fosse uma verdade absoluta. Essa não foi a primeira vez e nem será a última que ela trouxe uma informação furada, ou como dizemos dentro do jornalismo, uma barrigada. Lembram da história do Bolsonaro preso a qualquer momento ? Ela fomentou bastante isso...

Vou citar um exemplo meu: esses dias, vazou uma mensagem fake em relação ao deputado estadual Valdecy da Saúde detonando o Dr João por causa do pagamento dos aposentados. A mensagem era falsa, porém, ela rodou a cidade toda. Vocês viram ela nesse e em qualquer outro espaço assinado por Rodrigo Lucas ? Não, porque não faço oposição pela oposição.

Uma jornalista não pode fazer oposição a qualquer custo, principalmente com objetivos de ser a voz do governo federal dentro do Grupo Globo igual ela é. Ela e tantas outras "secretárias da notícia" que apenas repassam aquilo que sai da boca das autoridades sem nem apurar se aquilo é verdade ou mentira.

Esse estilo de fazer jornalismo no Brasil não está com nada, não contribui em nada e não ajuda em nada o Brasil. Precisamos de um jornalismo que pense por conta própria. Que tenha fontes ? Mas que não seja assessor de imprensa disfarçado dessas mesmas fontes igual Daniela Lima é em relação ao governo Lula.

Do jeito que ela vai falando mentiras para agradar o governo, ela vai acabar é indo pra EBC fazer seu circo lá. Coitado do jornalismo brasileiro, sendo morto todo dia...