Tema polêmico, mas vocês sabem que eu não fujo de polêmicas. Desde semana passada está rolando um debate em relação aos motoristas de aplicativos (Uber, 99, e similares) que seriam obrigados a ligar o ar-condicionado em suas corridas. Essa informação está sendo dada em todos os meios de comunicação, principalmente aqui no Rio de Janeiro onde a lei foi aprovada.

Inclusive, o motorista que não quisesse ligar o ar-condicionado poderia ser conduzido a delegacia.

Vocês sabem que eu sou a favor da liberdade e do respeito ao consumidor. Vi muita gente contra essa medida porque poderia deixar as corridas mais caras. Engraçado que essa semana eu fui pegar o 99 para voltar do Shopping Grande Rio para a minha casa em Éden e paguei 35 reais. E detalhe: o carro nem ar-condicionado tinha.

Os motoristas falam que isso é reflexo do aumento do GNV que está deixando as corridas mais caras e vai fazer com que essa nova lei seja IMPOSSÍVEL de ser cumprida. Eu vi o vídeo de uma motorista no Instagram, vídeo esse compartilhado pelo perfil Meriti 24 Horas e que pode ser visto aqui.

Agora eu vou dar minha opinião. Essa discussão de ar-condicionado ou não, faria nenhum sentido em Curitiba/PR que é uma das capitais mais frias do Brasil e nem precisaria de lei aprovada para obrigar todos os motoristas a usar ar-condicionado em Cuiabá/MT que é talvez a capital mais quente do país. Aqui no Rio de Janeiro é diferente, as pessoas que estão debatendo os argumentos favoráveis e contrários estão debatendo com a mesma maturidade de torcedores de futebol dizendo se foi pênalti ou não no jogo do Flamengo contra o Vasco.

Uma coisa que me deixou intrigada na fala da motorista foi que o motorista de aplicativos trabalha 16h, enquanto o de ônibus trabalha 8h. Ela se esquece que o motorista de ônibus é FUNCIONÁRIO de uma empresa, o ônibus é da empresa, já o de aplicativo é AUTÔNOMO, o carro é dele ou emprestado, mas não é nem da 99 nem do Uber. Não tem nem como comparar.

Na hora da facilidade todo mundo bate no peito e diz que é autônomo, trabalha por conta própria, não tem patrão, agora na hora da dificuldade só falta querer que a 99/Uber contrate eles para que a mesma pague o ar-condicionado e todas as outras despesas.

Eu só vou dizer uma coisa: estão tão insatisfeitos, vendam o carro e vão fazer outra coisa. A maioria que tá nos aplicativos tem outra renda/profissão de origem. Eu digo isso com certeza. Ninguém se especializou ou tinha o desejo em querer ser motorista igual os profissionais que estão nas empresas de ônibus e em qualquer outro meio de transporte. Todo mundo queria uma renda fácil sem muito esforço. Até para quem gosta dirigir é uma arte. Quem não gosta tá nos bancos dos ônibus/aplicativos de transporte e vai continuar ali como passageiro.

Sou favorável a lei, apesar de achar que tem mais coisas importantes a se discutir no próprio setor de transporte do Rio de Janeiro (como por exemplo, a cassação das concessões da empresa de ônibus Nilopolitana que se recusa cumprir a cláusula do ar-condicionado nas linhas intermunicipais dela), só que eu penso que ela deveria ser debatida com os motoristas. Ela foi muito debaixo para cima, não houve reuniões, não houve nada, só passaram a lei e acabou. Isso eu sou contra. Lei por mais besta que seja, precisa ser debatida.